domingo, 11 de agosto de 2013

Ninfas.


     As ninfas na mitologia grega e na mitologia Latina são menores divindades da natureza do sexo feminino tipicamente associados com um determinado local. Existem cinco tipos diferentes de ninfas: ninfas celestiais, ninfas da água, ninfas Terra, ninfas das plantas e ninfas Submundo (ver classificação nesse post). Diferente das deusas, ninfas são geralmente consideradas como espíritos divinos que animam a natureza, e geralmente são retratadas como belas moças em idade de casar, que gostam de dançar e cantar a sua liberdade amorosa, que as diferencia das esposas restritas e castas, filhas da polis grega . Acredita-se que habitam nas montanhas e bosques, por nascentes e rios, e também nas árvores, nos vales e grutas frias. Embora nunca morram de velhice, nem doença, e podem dar à luz a crianças totalmente imortais se ligados a um deus, não eram necessariamente imortais, e podem ser obrigadas a morte de várias formas. Scylla e Charybdis eram ninfas.
     Outras ninfas, sempre em forma de moças, faziam parte da comitiva de um deus, tal como Dionísio, Hermes, ou Pan, ou uma deusa, geralmente a caçadora Artemis. Ninfas foram alvos freqüentes da luxúria de sátiros. Elas são freqüentemente associadas com as divindades superiores: a caçadora Artemis, Apolo profético, o folião e deus do vinho, Dionísio, e deuses rústicos, tais como Pan e Hermes.


     As ninfas são personificações das atividades criativas e fomentar da natureza, na maioria das vezes identificado com a saída que dá vida das nascentes:  "A idéia de que os rios são deuses e molas ninfas divinas é profundamente enraizado não apenas na poesia, mas na crença e ritual, a adoração desses deuses é limitada apenas pelo fato de que eles estão inseparavelmente identificado com uma localidade específica. ", observa Walter Burkert.

     Ninfas tendem a habitar freqüentes áreas distantes dos seres humanos, mas podem ser encontradas por viajantes solitários fora da aldeia, onde sua música pode ser ouvida, e o viajante pode espionar sua dança ou tomar banho em um rio ou piscina, ou durante o calor do meio-dia ou no meio da noite. Elas podem aparecer em um redemoinho. Tais encontros podem ser perigosos, trazendo mudez, paixão enlouquecida, loucura ou derrame para o infeliz humano. Quando os pais acreditam que seu filho seja golpeado por uma nereida, eles iriam rezar para São Artemidos.


     Devido à representação das ninfas mitológicas como as fêmeas que acasalam com homens ou mulheres de sua própria vontade, e estão completamente fora de controle masculino, o termo é usado frequentemente para as mulheres que são percebidos como se comportar da mesma forma.
     O termo ninfomania foi criado pela psicologia moderna, como se referindo a um "desejo de se envolver em comportamento sexual humano em um nível alto o suficiente para ser considerado clinicamente significativo", ninfomaníaca sendo a pessoa que sofre de tal desordem. Devido ao uso generalizado do termo entre os leigos (muitas vezes abreviado para ninfomaníaca) e estereótipos ligados, os profissionais de hoje em dia preferem o termo hipersexualidade, o que pode se referir a homens e mulheres igualmente.
     A palavra ninfeta é utilizado para identificar uma menina sexualmente precoce. O termo tornou-se famoso no romance Lolita de Vladimir Nabokov. O personagem principal, Humbert Humbert, usa o termo várias vezes, geralmente em referência ao personagem-título.

Até mais e espero que tenham gostado.

(fonte: wikipédia; traduzido e adaptado ao blog.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário